Finanças

Como emitir nota fiscal avulsa? Precisa abrir uma empresa?

como emitir nota fiscal avulsa

Quando se vende produtos ou serviços de forma esporádica, ou mesmo em alguns casos particulares de transações não comerciais, como doações, por exemplo, em que é exigida a emissão de nota fiscal, é preciso uma nota fiscal avulsa (Como emitir Darf online). Micro Empreendedores Individuais fazem bastante isso, mas a pessoa física e qualquer outro tipo de empresa também pode fazer. Aprenda aqui como emitir nota fiscal avulsa.

A nota fiscal avulsa pode ser eletrônica ou tradicional, em papel, muito semelhante a nota fiscal tradicional. O que muda, apenas, são conceitos relacionados ao emissor. Isso porque ela é um documento fiscal emitido de forma individual, muito usado em casos em que não é obrigatória a emissão da nota fiscal tradicional ou eletrônica.

As notas fiscais avulsas são apenas para situações eventuais.

Quem pratica operações de forma contínua, frequente, está obrigado por Lei a emitir nota fiscal padrão ou nota fiscal eletrônica. É o caso das micro e pequenas empresas e, obviamente, das empresas de grande porte. Nos demais casos, como a pessoa física autônoma ou o Micro Empreendedor Individual – MEI a nota fiscal avulsa é uma excelente opção quando surge a necessidade de emissão do documento fiscal.

Quem dá autorização para a emissão de notas fiscais avulsas é sempre a secretaria de fazenda do município – Sefaz. Sendo assim, o melhor caminho para saber como emitir nota fiscal avulsa é sempre pesquisar no site da Sefaz do respectivo município, ou ir até a sede do órgão pessoalmente.

Os requisitos exigidos para a emissão da nota fiscal avulsa são estabelecidos pelas autoridades tributárias estadual e municipal. Informe-se não somente sobre as regras da prefeitura, como também sobre as regras estabelecidas pelo Governo Estadual.

Cada nota fiscal avulsa a ser emitida necessita de uma nova solicitação à respectiva Sefaz de cada município. O cadastro é feito uma única vez, mas é preciso solicitar autorização para emitir cada nota fiscal individualmente.

desvantagens de emitir nota fiscal

Veja as vantagens e desvantagens de emitir nota fiscal avulsa

As desvantagens da nota fiscal avulsa são muitas. Uma delas é que o documento limita a quantidade de itens incluídos. Outra grande desvantagem é que muitas vezes é preciso entregar a nota de papel pessoalmente, o que se torna um grande problema quando a outra parte está longe.

Como vantagens que se destacam para este documento, podemos citar, principalmente, o poder de negociação do MEI ou do profissional autônomo quando uma grande empresa solicita uma nota fiscal dos produtos ou serviços prestados. A nota fiscal avulsa também torna qualquer operação mais segura.

Portanto, se você precisa emitir uma nota fiscal avulsa, procure as informações sobre os requisitos para se cadastrar junto à prefeitura da sua cidade, pessoalmente ou pela internet. Mas, fique atento: se você faz ou irá fazer muitas operações contínuas num futuro próximo, a nota fiscal avulsa não é a melhor opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *